Episódio #144 – É a segurança uma utopia?

Neste episódio vamos refletir sobre os obstáculos que se opõe a segurança da informação e se estes a tornam uma busca utópica.

Reproduzir

Ajude o Segurança Legal a continuar existindo. Visite nossa campanha de financiamento coletivo e nos apoie!

ShowNotes

Trilha da segunda parte do episódio - El Lentidigitador de Milton Arias
Foto do episódio - O mapa da Utopia, desenho da primeira edição do livro, de 1516 

Um comentário em “Episódio #144 – É a segurança uma utopia?

  1. Boa tarde amigos,

    Mais uma vez obrigado pelo empenho, mesmo com a correria, em nos entregar material rico e de qualidade, sempre com “anexos” para estudos mas prolongados e profundos. Muito obrigado.

    Ainda referente ao assunto “segurança utópica”, que além de ser deixada para depois, precisa ser resolvida as pressas porque tem “deadline” (25/maio/2018 KKK), é muito comum encontrarmos empresas que dizem cuidar da segurança e que na verdade cuidam apenas do atributo disponibilidade, visto que esse é o mais perceptível quando violado. Em alguns casos ainda, os danos causados por uma violação custam menos do que implementar segurança num grande ambiente legado e que se baseia naquela máxima que o Vinícius citou: “mas nunca aconteceu, quem vai querer…”.

    Sugestão para um próximo episódio, poderiam aprofundar no assunto de segurança vs usabilidade, talvez comentar um pouco sobre o uso das ferramentas “alternativas” que prometem garantir a privacidade (duck duck go, protonmail, protonvpn, tails, qubes) e como a usabilidade destas em detrimento das “tradicionais” as torna pouco populares.

    Abraços, bom ano novo (o ano começa depois do carnaval).

Deixe uma resposta