Episódio #114 – Mr. Robot

Neste episódio falaremos sobre a série Mr. Robot nos seus aspectos gerais, de tecnologia e também de segurança da informação.

ATENÇÃO – ESTE EPISÓDIO POSSUI SPOILERS

Play

Resumo de notícias em 9:16. Tema principal em 22:50.

ShowNotes

  • Resumo de Notícias
    • Encontrado backdoor no firmware de 26 modelos de smartphones Android (via DrWeb)
    • Vazamento de 1 bilhão de contas de usuários do Yahoo (via ThreatPost)
    • Vazamento de dados do DailyMotion (via G1)
    • Falha envolvendo a Samsung (via G1)
    • Vírus para Android ‘Gooligan’ rouba um milhão de contas do Google (via G1)
    • Espionagem chinesa atinge indústria aeronáutica americana (via Zdnet)
    • Mais ataques contra a rede SWIFT (via Yahoo)
    • Malware explora nova moeda criptografica Zcash (via ThreatPost)
    • Ransomware sugere que vítima infecte mais pessoas para não pagar o resgate (via G1)
  • Recomendação do canal PeixeBabel
  • Wiki do Mr. Robot
  • Mr. Robot – O discurso do Obama (via Peixe Babel)
  • Estudo que demonstra como alterar expressões faciais em vídeos já existentes (Face2Face: Real-time Face Capture and Reenactment of RGB Videos)
  • Livro “O círculo” de Dave Eggers – via Companhia das Letras

 

Share

10 comentários em “Episódio #114 – Mr. Robot

  1. Uma excelente série para os que gostam de informática, claro que com momentos altos e baixos, gostaria de destacar outro ponto, o excelente trabalho do pessoal de marketing na segunda temporada , onde a brincadeira leva até o link fsoc.sh onde os primeiros mais espertos ganhavam prêmios com o tema da série. Dê olhada no site http://www.b9.com.br/64987/cultura/fas-desvendam-mensagem-secreta-no-novo-trailer-de-mr-robot/ que explicam o caminho das pedras onde todas as etapas foram desvendadas. Vale a pena conferir! Parabéns também ao pessoal do segurança legal que nunca faz feio.

    1. Olá, Tadeu, tudo bem?

      Nós tínhamos falado nos últimos episódios, logo no início.
      De qualquer forma, que bom que você está com o feed novo!

      Qualquer coisa, nos avise

      Um abraço

  2. Falar o quão esse Blog é bom, é simplesmente pleonasmo! Vocês acrescentam e muito para área de segurança e direito da digital.

    Queria perguntar a vocês, se conhecem a série Black Mirror? se sim, o que acham sobre? Lembrei, pois tem um capítulo(spoiler) que as pessoas conseguem recuperar as memórias de todas as cenas que viveram no dia a dia. E, então, no desfecho do capítulo, o marido consegue descobrir através de uma análise nas memórias da mulher, e do amante, que ela o traiu. Achei bem interessante, pois envolve a questão tecnológica que invade a vida da nossa sociedade cada vez mais. O capítulo mostra também a questão da privacidade na qual é totalmente invadida, já que, o marido pede para que a esposa o mostre a sua memória, e assim ele possa descobrir a traição. Me chamou muito a atenção a questão da privacidade, pois há todo momento há uma discussão para que as pessoas possam revelar sua memórias aos outros e assim eles possam discutir sobre o que aconteceu naquela cena passada. Olhando o Facebook hoje, em que as pessoas compartilham tudo o que fazem, acho que essa realidade não está tão distante assim.
    (Série está no netflix)

    Grande abraço e feliz ano novo!!!

  3. Guilherme.. Vinicius, realmente esperava por este episódio, acompanhei o dilema do Guilherme sobre a série e ri muito quando vi que ele estava usando a série para dar exemplo e depois admitiu estar gostando, no msm episódio tbm o Fábio usou a cena em que a casa de uma advogada é invadida como exemplo e disse no final do resumo de notícias que muita coisa era estilo Mr. Robot. Mas enfim, gostei muito do episódio e ja fui logo procurar o canal peixe babel no youtube, além do mais, quando vocês citaram a logo “E” da ECorp, e lembraram da Dell, noa temporasa 1 no episódio 4, exatamente no tempo 0:16 vc comaegue ver um computador, gabinete branco da Dell e acima do nome Dell um adesivo que seria a logo da ECorp, muito bom mesmo, admiro o trabalho de vocês e fikei muito enteiado durante o tempo que vocês tiraram “férias”, desejo tudo de bom pra vocês e que continuem com esse exelente trabalho, um poadcast que eu nao canso de acompanhar e que me traz conteúdo de qualidade.
    Que a Força esteja contigo.

  4. Guilherme.. Vinicius, eu realmente esperava por este epsódio, acompanhei o dilema do Guilherme sobre a série e ri muito quando vi que ele estava usando a série para dar exemplos e admitiu estar gostando, tbm o Fábio usou a cena em que a casa de uma advogada é invadida como exemplo e disse no final do resumo de notícias que muita coisa era estilo Mr. Robot. Mas enfim, gostei muito do episódio e ja fui logo procurar o canal do youtube que vocês citaram peixe babel, além do mais, quando vocês citaram a logo “E” da ECorp e lembraram da Dell, na temporada 1 no episódio 4, exatamente no tempo 0:16, é possível ver um computador, é um gabinete branco da Dell e acima do nome Dell é possível ver um adesivo que seria da logo da ECorp, nao sei se vocês viram isso, mas diria que o palpite de você sobre isso ser uma referência estava certo (risos), muito bom mesmo, admiro o trabalho de vocês e fikei muito entediado durante o tempo que vocês tiraram “férias”, desejo tudo de bom pra vocês e que continuem com esse exelente trabalho, um poadcast que eu nao canso de acompanhar e que me traz conteúdo de qualidade com notícias muito interessantes, abraco a todos do Segurança Legal e que a Força esteja contigo.

  5. Olá Guilherme/Vinicius/Fabio.

    Primeiramente parabéns pelo excelente trabalho que vocês tem realizado, porque com esse nível de qualidade não encontrei nenhum outro grupo ou pessoal que faça um trabalho igual ao que vocês tem feito, realmente é impressionante os temas, abordagem e principalmente os comentários que vocês fazem e as questões que vocês trazem para que possamos refletir em nosso dia-a-dia, isso tem agregado bastante valor pra mim.

    Estou acompanhando o trabalho de vocês já fazem mais de 6 meses e já escutei quase todos os podcasts.

    O responsável por isso é o Fabio Assolini que me indicou o podcast e depois disso não consigo mais parar de escutar. 🙂

    Recentemente fiz uma referência do Segurança Legal em um vídeo de Review sobre a Certificação do Security+ da CompTIA que faço semanalmente em um grupo do Facebook através do Live, que hoje tem mais de 1.200 membros. Todos os vídeos eu gravo e depois coloco no canal do Youtube para que as pessoas que não tiveram a oportunidade de assistir ao vivo possam assistir posteriormente, mesmo que não façam parte do grupo no Facebook. Com isso eu ajudo a comunidade de Segurança e também ao mesmo tempo eu me mantenho atualizado sobre os temas. Os vídeos são publicados sem nenhum corte ou edição e também não são gravados com câmera HD, etc, mas o feedback que tenho recebido do pessoal que assiste tem sido positivo com relação ao conteúdo. 🙂

    Abaixo o link já no ponto onde menciono o Segurança Legal.

    https://www.youtube.com/watch?v=7VpuSs5kWQk&list=PLSAoYCAqlwJ1Bi6kBq3mpz7w7SG5VEjoy&index=1&t=835s

    O link para o Canal no Youtube segue abaixo:

    https://www.youtube.com/playlist?list=PLSAoYCAqlwJ1Bi6kBq3mpz7w7SG5VEjoy

    Sempre que eu tiver a oportunidade irei comentar e recomendar o Segurança Legal, porque material com esse nível não iremos encontrar tão cedo em outro local.

    Desejo todo o sucesso pra vocês!

  6. Os outros personagens começam a chamar a empresa E Corp de “Evil Corp” porque estamos assistindo na perspectiva do Elliot. No primeiro episódio ele diz que se reprogramou pra trocar o E por Evil.

    “In fact, after a thorough, intensive self-reprogramming, that’s all my mind hears, sees, or reads when they pop up in my world.”

    É interessante e muito inteligente a forma que nos é apresentado certas coisas na série. Muitas delas são tão bem feitas que nos passam despercebidos.

    Ótima série!
    Ótimo podcast!

    Um abraço.

  7. Ainda estou colocando meus podcasts em dia e só escutei este hoje 22/03/17. A trama do Mr. Robot é muito interessante por mostrar aspectos técnicos de forma bem próximos do real mas também mostra o lado humano que geralmente é o elo fraco da segurança. Eu me lembrei de um mangá chamado “Bloody Monday”, no qual o protagonista é um jovem hacker talentoso que precisa combater uma organização terrorista e também salvar o pai que trabalhava para uma agência de segurança mas foi encriminado.

Deixe um comentário