Episódio #274- NFT – Non-fungible token

Neste episódio vamos falar sobre o sistema digital de atribuição de titularidades.

Ajude o Segurança Legal a continuar existindo. Visite nossa campanha de financiamento coletivo e nos apoie!

Esse episódio tem o apoio do Promobit. Aproveite as melhores promoções e descontos na internet na maior comunidade de descontos do Brasil. Acesse o site ou baixe os aplicativos de iOS e Android.

Play

ShowNotes:

Share

2 comentários em “Episódio #274- NFT – Non-fungible token

  1. parabens pela iniciativa, fico feliz que vocês tenham falado de CriptoEconomia falando para pesssoas mais leigas, também fico muito grato por ouvir uma abordagem utilizando direito positivos e não tocarem nos assuntos de sempre, lavagem de dinheiro, Evasão de divisas.. o que infelizmente virou um chavão.
    Quero apenas trazer alguns pontos para contribuir ao debate, no Brasil existe um tríade sobre que não são criptoativos e não são blockchains. Por exemplo o Bacen tem seu entendimento quando sobre, a receita federal também tem seu entendimento sobre e a CVM tem seu voluvel entendimento sobre, em nenhuma das opções anteriores voce tem convergencia. Logo não existe a tão sonhada “segurança jurídica”, então infelizmente qq. objetivo de empresas usarem tokens, ou produtos de blockchains cai por terra. Fora as negações desferidas pelo senso comum, que são apenas incutidas por pessoas com conflito de interesse. Indo sobre NFT vejo que por exemplo, não foi abordado a jurisprudencia a respeito de valoração de um obra de Arte para possivel ocultação de patrimonio, vejo que isso faria sentido uma vez que a dúvida sobre “por que alguem compra um token” que não está no mundo real, mas por que alguem compra Van Gogh, um Uirapuru, mesmo sendo obras notariamente caras, tem valor puramente subjetivo. Acho que um ponto que ficou muito falho é crer que as Obras do NFT foram vendidas usando Dolares, estou ciente de que isso é apenas uma forma de indexar o produto, não corresponde ao valor real. Uma vez que a rede do Ethereum não sabe o que é um 1 USD, nem muito menos um R$ 1. Vejo que muito do “espanto” na comercialização de produtos criptoeconomia advem da valoracao da mesma, por exemplo comprar um token ERC-721( Non-Fungible Token Standard ) por 10.000 ETH sendo que quando os tokens ERC-721 foram criados no final de 2018 o preço de 1 ETH ( moeda da rede ethereum ) no periodo o valor desse 1 ETH era inferior a 160 USD, hoje se alguem vende o mesmo token por 10.000 ETH daria o mesmo preço certo? para rede Ethereum 1 ETH vale um ETH que pode ser “convertitdo” em GAS mas nada alem de ETH. Então converter ele em outra moeda é um atividade terceárea, a rede não trabalha para esse propósito que ainda pode ser subjetivo. Então essa vontade de Valorar sobre token é meramente por não ter entrado antes? por não ter o capital de quem comprou um token valorado de forma subjetiva em milhoes dolares, sendo que esse preço só é “realizado” se a operacao for feita, estimativa não geram transações, mas assinaturas digitais sim.

  2. Agradeço novamente ao espoço. quero pedir ajuda para os colegas para uma pesquisa que eu estou realizando.
    em 2020 eu ja fiz um requisição ao COAF sobre dados de lavagem de dinheiro em 2008 a 2013, e ainda não obtive resposta. quero averiguar as alegações axiomáticas de que o bitcoin e outros ativos são utilizado para lavagem de dinheiro, mas o orgão que cuida disso no Brasil não me responde, como faço para obter essa informação ? eu ja preenchi os formulário no site, ja tentei contato por email e estou assim desde 2020, podem me ajudar??

Deixe um comentário