Episódio #322 -Quem coleta os dados do seu carro?

Neste episódio, falamos sobre o cenário atual de coleta de dados pessoais nos carros.

Ajude o Segurança Legal a continuar existindo. Visite nossa campanha de financiamento coletivo e nos apoie!

Play

ShowNotes

Share

2 comentários em “Episódio #322 -Quem coleta os dados do seu carro?

  1. Ainda não cheguei no final do episódio mas só pra eu não esquecer já vou comentar aqui:

    Senti falta de vocês levantarem a questão a respeito de carros usados. Como as empresas lidam com carros revendidos? Tudo que vocês falaram creio que se aplicam aos primeiros donos, quando alguém compra um carro zero. Mas e para carros usados?

    E o problema vai nos dois sentidos. O Guilherme falou que assinou um documento solicitando a desativação do serviço star no carro dele. Quando ele revender o novo proprietário não terá nada dia serviços oferecidos ativados no carro. Claro que deve ser fácil ativar, mas enfim, uma vez que o consentimento do ocorre uma vez, como ficam os futuros donos?

  2. Só pra variar, excelente episódio. Inclusive, depois de ouvi-lo vim deixar a sugestão de tema para um novo episódio .

    Enquanto ouvia, ficava me perguntando o quão eficiente é a base legal do consentimento para pessoas que culturalmente não se importam, ou pior, já se acostumaram à prática do “aceitar sem ler”. Por diversas vezes vocês disseram “o usuário não sabe” ou “o usuário não tem ideia”, mas não é pra isso que serve o consentimento, afinal?!

    O que significa o consentimento ser livre, informado e inequívoco nesse contexto? Teatro da Segurança ? Como dizer que o consentimento é livre em determinadas relações (trabalhistas, por exemplo)? Como dizer que as pessoas foram devidamente informadas (nos casos dos dados coletados pelos veículos, como citado no episódio)? Como dizer que o consentimento é inequívoco se na maioria dos sites que se acessa, há uma penca de dark patterns induzindo o usuário a clicar no “Aceita tudo” sem nem pensar sobre. Como buscar consentimento de forma a evitar a fadiga do consentimento? Enfim, acho que um episódio sobre a efetividade dessa base legal seria bem interessante.

    Abusando um pouco na sugestão (huahuhahu), acho que um cara como o Bruno Bioni para desenrolar com vocês esse assunto seria bem legal =)

    Um grande abraço e vida longa ao podcast.

Deixe um comentário