Episódio #133 – Fundamentos da Segurança da Informação

Neste episódio falaremos sobre os aspectos técnicos principiológicos da Segurança da Informação.

Reproduzir

Resumo de notícias em 16:30. Assunto principal em 32:38.

Ajude o Segurança Legal a continuar existindo. Visite nossa campanha de financiamento coletivo e nos apoie!

Shownotes:

Imagem do Episódio – “Door Handle” por CocoParisienne

Trilhas da Segunda Parte – “A Waiting Game” por Ketsa

Trilha Final – Allegro non molto – Gavin Gamboa

4 comentários em “Episódio #133 – Fundamentos da Segurança da Informação

  1. Boa noite, eu sou uma das ouvintes que não só da área, às vezes me perco um pouco nos programas, mas adoro o trabalho que vcs fazem, e esse podcast foi bem legal para “dar uma base” digamos assim.

  2. Excelente episódio! Falar sobre os conceitos “bases” de segurança da informação faz muito bem, pois como foi visto com o passar do tempo eles mudam e vão mudar ainda mais com a rapidez que surgem novas tecnologias.

    Aqui fica uma singela sugestão, talvez um episódio ou uma série de episódios a respeito de políticas e normas vigentes no Brasil.

    Obrigado pela dedicação de vocês ao podcast e a cada novo episódio fico mais empolgado com a área.

  3. Buenas!

    Pô Vinicius, não acaba com os 4Ps pois o “Paranóico” e o “Promíscuo” também são base nas minhas palestras =)

    Brincadeiras a parte, acho muito importante episódios como esse que explicam os fundamentos da segurança e até hoje eu utilizo o famigerado tripé tanto em sala de aula quanto nas atividades que eu faço nas escolas. Como eu tinha um professor que fazia associações com o mundo real para facilitar o entendimento =) , peguei essa prática e sempre procuro associar segurança digital à segurança no mundo “real”. Nas palestras, em cima de cada perna do tripé da segurança eu sempre coloco placas de trânsito (que junto com a lei, formariam a política), pardais (mecanismo) e postagens e notícias sobre “educação para o trânsito” (cultura), e sempre pergunto aos participantes o que aconteceria se qualquer uma das pernas desse tripé falhasse? (sem lei x sem controle x sem cultura)

    Já os 4 Ps me ajudam a despertar nos espectadores o conceito de segurança da informação atrelado ao bom senso. Em palestras para pais de alunos sempre explico os 4Ps e pergunto aos participantes qual das políticas eles utilizariam em seus ambientes profissionais se eles fossem os donos da empresa, ressalvando suas responsabilidades. A grande maioria sempre opta pela prudente. No slide seguinte, mostro uma criança de uns 5 anos, sentada na sua cama com um laptop no colo e fones de ouvido e pergunto qual a política que eles aplicam em casa. Invariavelmente, a maioria se revela “Promíscuo” em casa e nesse momento já faço um link com o conceito do “menor abandonado digital”. É um momento importante onde geralmente cai a ficha de que ser “prudente” no serviço e “promíscuo” em casa não faz o menor sentido.

    Vida longa ao podcast e continuem com o ótimo projeto (que eu continuo replicando =)).

Deixe uma resposta