Episódio #195 – Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais

Neste episódio vamos falar sobre o livro de Jaron Lanier que abordar algumas questões controversas das redes sociais.

Ajude o Segurança Legal a continuar existindo. Visite nossa campanha de financiamento coletivo e nos apoie!

Play

Tema principal em: 15:02

ShowNotes

Ganhadores das Canecas do Segurança Legal

  • Anderson dos Santos Silva
  • Carlos Alberto Rodrigues Lobo

Ganhador do Livro

  • Fabio Luiz Savella

Trilhas: Música – David_Szesztay_-_Bizarre_Waltz

Share

4 comentários em “Episódio #195 – Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais

  1. Olá professores,

    Mais um magnífico episódio. A construção dos argumentos do autor é pertinente e faz sentido de acordo com a construção dos fatos que compõem a grande e questionável história das redes sociais.

    Aquele excerto em que você está falaram das escolas sem tecnologia lá no Vale do Silício me lembrou das proibições que Bill Gates impôs em seus herdeiros, proibindo celular a eles até 14 anos de idade e Steve Jobs que proibiu o uso do iPad para os seus filhos (https://www.google.com/amp/s/epocanegocios.globo.com/amp/Tecnologia/noticia/2018/01/por-que-bill-gates-acredita-que-o-acesso-de-criancas-tecnologia-deve-ser-limitado.html).

    E isso faz algum tempo que todos sabem disso, antes da dominação geral do Facebook e da extinção do Orkut.

    Quando você aprende como uma máquina funciona, ou você ama ela ou você passa a odiar ela, evitando e fazendo propaganda negativa. A grande população, que tem ignorância dos problemas das redes sociais, usa sem medo dos diversos perigos que correm.

    Os últimos acenos das empresas no campo do bem estar são importantes, mas é necessário um debate mais rigoroso para vermos qual legado a tecnologia vai nos dar para a sociedade, sem totalismo burro.

    Parabéns a vocês. Que vocês continuem nos dando mais conhecimento a cada episódio.

  2. Mais um excelente episódio do segurança legal, sobre um tema no qual eu tenho me incomodado muito, redes sociais (ou anti-sociais, como já ouvi dizer). Já estou divulgando por aí. Foi legal ter meio previsto a pauta deste episódio e ter meu comentário lido :). Quanto aquele comentário, foi um erro de digitação mesmo, o correto seria um “bot” para publicação dos tweets de vocês no mastodon (que é uma alternativa federada ao twitter).
    Aproveitando o comentário, gostaria de compartilhar com vocês a série de artigos da Kashmir Hill “Goodbye Big Five” (https://gizmodo.com/c/goodbye-big-five) onde ela mostra uma vida sem utilizar o que eles consideram os 5 grandes (Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft). Achei bem interessante e acho que dá uma boa pauta para um episódio futuro. Abraços!

  3. Acho que existe muito exagero com relação à percepção que se tem em relação as redes sociais, sobretudo nessa discussão com relação ao tal “discurso de ódio”. A verdade é que antes todo mundo falava a mesma coisa porque a produção de conhecimento e informação estava concentrada nas mãos de poucas pessoas e agora isso não existe mais. Ouvir opiniões contrárias incomoda e ofende, sobretudo quando você se acostumou a pensar igual a todo mundo. As redes sociais são um fenômeno muito novo para dinossauros da tecnologia terem a palavra final sobre o bem ou o mal que elas causam. Toda tecnologia nova resolve alguns problemas e cria outros e isso com o tempo se resolve. Concordo em parte com o Jaron Lanier.

    Parabéns pelo trabalho de vocês. Sempre passo aqui para dar uma olhada.

Deixe um comentário