Episódio #251 – Painel TIC COVID-19

Neste episódio falamos sobre a pesquisa sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia coronavírus realizada pelo CETIC.BR (1ª edição: Atividades na Internet, Cultura e Comércio Eletrônico).

Ajude o Segurança Legal a continuar existindo. Visite nossa campanha de financiamento coletivo e nos apoie!

Play

ShowNotes

Share

3 comentários em “Episódio #251 – Painel TIC COVID-19

  1. Prezados, parabéns por mais um ótimo episódio. Foram conclusões muito intessantes da pesquisa. Eu também estava na “bolha” que achava que grande parte das pessoas tinha ido para o EAD/Trabalho remoto. Coincidentemente, antes de ouvir esse episódio ouvi o Tecnocracia do Guilherme Felliti (que pode ser lido ou ouvido no Manual do Usuário https://manualdousuario.net/podcast/tecnocracia-36/) em que ele aborda um pouco da intersecção tecnologia e sociedade com os impactos da COVID-19. Recomendo! Apesar de as vezes ser um pouco soberbo, o áudio/texto dele é ótimo e de abrir os olhos, bem como a análise de vocês neste episódio do Segurança Legal. Abraços e continuem o excelente trabalho.
    p.s – mês que vem transfiro o meu patronato pro picpay 😉

  2. Olá! Trabalho no Cetic.br com a pesquisa TIC Domicílios e o Painel TIC COVID-19. Queria dizer que vocês mandaram muito bem nesse episódio! Gostei da análise. 🙂

    Pequena correção: em algum momento foi citado que os dados de referência de 2018 são de 2017, mas os dados de referências são dos anos indicados, mesmo (2018 e 2019).

    Vocês também falaram sobre WiFi vs. banda larga. Esse indicador no Painel TIC COVID-19 refere-se apenas ao tipo de conexão no celular do indivíduo, mas de fato não olhamos, nessa primeira edição, para conexão domiciliar ou para a qualidade da conexão (na TIC Domicílios, sim).

    Gostei da ideia de falarmos das próximas edições da pesquisa no podcast. Vamos conversar! 🙂

    Parabéns e obrigado!

  3. Excelelente podcast! Eu já tinha citado a pesquisa TIC domicílios 2018 no subitem “inclusão digital e polêmica do projeto internet.org” da minha dissertação de mestrado (em andamento) e já corri para atualizar o trabalho. Quanto ao comentário sobre a tentativa do Facebook em trazer internet “gratuita” para o Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-04/dilma-anuncia-parceria-com-o-facebook) o Ministério Público Federal emitiu a Nota técnica nº 02/2015 (http://www.mpf.mp.br/atuacao-tematica/ccr2/coordenacao/comissoes-e-grupos-de-trabalho/combate-crimes-cirberneticos/notas-tecnicas/nota-tecnica-no-2) aduzindo, dentre outros pontos, que muitas pessoas sem conhecimento necessário para compreender que a rede social se monetiza com venda de anúncios comportamentais gerados do tratamento de dados seus dados estariam dando seu consentimento. Assim, a suposta “benesse” do Facebook, em verdade, iria aumentar sua receita com a venda de anúncios “relevantes” pela coleta e tratamento de dados de milhões de novos usuários em situação de nítida vulnerabilidade informacional.

Deixe um comentário