Episódio #276- LGPD: instituições de ensino

Neste episódio falamos sobre os desafios das instituições de ensino em se adequarem à LGPD.

Tema principal em 9:25

Ajude o Segurança Legal a continuar existindo. Visite nossa campanha de financiamento coletivo e nos apoie!

Play

ShowNotes

Indicações:

Episódios comentados:

Share

Um comentário em “Episódio #276- LGPD: instituições de ensino

  1. Gostei do episódio se possível gostaria que falassem em mais detalhes sobre instituições de ensino básico (fundamental, médio) públicas e privada quanto a LGPD pois quando se lidam com menores de idade a coisa muda no âmbito jurídico. Devido a todas as complicações da pandemia (e o vai e vem das decisões de se abre ou não para o ensino presencial) as escolas acabam ficando sobrecarregadas e não sobra tempo para ver as questões com a LGPD.
    Gravar aulas não é permitido (pelo menos na escola onde leciono, que é pública) pelo fato de ter os nomes e possivelmente a imagem dos estudantes. Há uso de contas institucionais (google) fornecidas pela secretaria de educação.
    Fico também preocupado com o uso de WhatsApp, acabam sendo criados grupos de estudos para poder dar avisos de horários das aulas remotas assim como avisos aos pais. Mas com a mudança das regras do WhatsApp me pergunto como fica o seu uso com a LGPD. Por mim já teria mudado para o Signal. Mas infelizmente falta conhecimento do público brasileiro em geral que continua usando o WhatsApp por hábito e comodidade, assim a escola acaba sendo meio que obrigada a usar o WhatsApp porque muitos pais o usam (afinal seria uma parto ter de explicar tudo aos pais e estudantes, assim como fazer todo o processo de transição para o novo aplicativo). Também tem o Telegram que aparentemente arquivos compartilhados ficam na nuvem (o que ajudaria aos pais que vivem reclamando da memória cheia no celular) mas as mensagens não são criptografadas e fico na dúvida se também seria uma alternativa ao WhatsApp para grupos de estudos com estudantes do ensino básico.

Deixe um comentário